quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Carrapatos.

Muita são as duvidas dos proprietários de como acabar com esse ectoparasito que atacam os nossos cães e gatos. Bom eu vou falar um pouco sobre ele e também como preveni-lo e como combatemos esse parasito.

O Carrapato é um artrópode da família dos ácaros. São ectoparasitos hematófagos responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças.

Classificação Científica:
Domínio: Eukariota > Reino: Animal > Subreino: Metazoa > Filo: Arthropoda > Subfilo: Chelicerata > Classe: Arachnida > Subclasse: Acarina > Ordem: Ixodia > Familia: Ixodidae, Argasidae.

Localização:

Os carrapatos encontram-se difundidos em toda a Terra tanto no campo como na cidade, pois o principal motivo de sua ação é o ser humano ou animal cujo sangue se alimenta, sendo por isso considerado hematófago e um dos principais vetores de muitas doenças. Existem espécies a partir de 0,25mm de diâmetro. Vivem em touceira, capim, no chão, entre as madeiras em climas úmidos ou secos.

Forma:

Os carrapatos geralmente tem forma oval e quando em jejum são planos no sentido dorso-ventral, porém após se alimentarem ficam convexos e até esféricos. Sua carapaça é composta por quitina, na forma de exoesqueleto, bem resistente e firme em relação a sua pouca espessura.

Tipos de Parasitismo:

 Carrapatos da família Argasidae normalmente não permanecem aderidos ao hospedeiro por períodos prolongados; passam a maior parte do tempo no ambiente (escondidos em frestas em abrigos de animais, por exemplo) e procuram o hospedeiro apenas para se alimentar, normalmente quando estes dormem. Esses carrapatos são notáveis por poderem permanecer em jejum por períodos prolongados, freqüentemente mais de um ano, esperando pela oportunidade de se alimentar. Já os carrapatos da família Ixodidae permanecem longos períodos sobre seus hospedeiros. Aqui, há dois principais tipos de parasitismo:
  • Carrapatos de um hospedeiro, como o carrapato do boi Boophilus microplus, aderem ao hospedeiro quando ainda na fase de larva, alguns dias após eclodirem dos ovos; após iniciarem o parasitismo, crescem ficando com aspecto "ingurgitado", realizam mudas chegando à fase adulta. Após as fêmeas estarem alimentadas (ingurgitadas) com o sangue, as fêmeas caem no solo e procuram um local protegido para realizar a postura de ovos. As fêmeas produzem milhares de ovos morrendo em seguida.
  • Carrapatos de dois hospedeiros, em que os estágios de larva e ninfa ocorrem no mesmo hospedeiro, mas o estágio de adulto num hospedeiro diferente
  • Carrapatos de três hospedeiros, como o carrapato do cavalo Amblyomma cajennesne  esses carrapatos caem ao solo para realizar as mudas, subindo em um novo hospedeiro em seguida.

Espécies:

  • Argas
  • Dermacentor
  • Haemaphysalis
  • Hyalomma
  • Ornithodorus
  • Rhipicephalus
  • Ixodes

No Brasil:
Os carrapatos mais comuns no Brasil são:
  • Carrapato-de-boi (Boophilus microplus) que transmite ao gado a Babesiose.
  • Carrapato-de-cavalo ou Carrapato Estrela (Amblyomma cajennense) é o que mais comumente parasita o homem. Também infesta mamíferos domésticos e silvestres e aves. Em sua forma adulta, ele é conhecido como carrapato estrela. Fica grande, do tamanho de um feijão verde, ou até maior. A sua forma larval, o micuim, está nos pastos no período de março a julho. Este tipo de micuim, que pode ficar até 24 meses sem se alimentar, esperando um hospedeiro, no homem causa terrível coceira e inflamação que pode durar mais de um mes.
  • Carrapato-de-galinha (Argas miniatus), que transmite aos galináceos a bouba, doença infecciosa semelhante à sífilis.
  • Carrapato-vermelho-do-cão (Rhipicephalus sanguineus), típico de cães e gatos. Os adultos preferem instalar-se na pele, entre o coxim plantar e as orelhas do cão. Sobem pelas cercas, muros, e espalham-se pelo canil, casa, etc. É de fácil controle.





Nenhum comentário:

Postar um comentário