PULGAS
Pulga é o nome comum dos insectos sem asas da ordem Siphonaptera.As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Estes animais podem transmitir doenças graves como o tifo e a peste bubônica.Elas afectam normalmente animais de estimação, como o gato, o cachorro, entre outros. Elas dependem do hospedeiro para se alimentarem e se protegerem, permanecendo toda a sua vida nestes e em outros animais contactantes. Além de provocarem incômodo pelas picadas, transmitem vermes, parasitas sanguíneos e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida dos animais.Uma pulga é capaz de pular a um metro de distância, o equivalente, em proporção de tamanho, a um humano saltar o comprimento de um campo de futebol.
O tamanho de uma pulga dependendo da espécie pode chegar a 5 mm de comprimento.
Algumas Espécies de pulgas:
As famílias de pulgas separam-se de acordo com o tipo de hospedeiro:
- Tungidae - bicho-de-pé
- Pulicidae - pulgas comuns
- Coptopsyllidae
- Vermipsyllidae - carnívoros
- Rhopalopsyllidae - marsupiais
- Hypsophthalmidae
- Stephanocircidae - roedores
- Pygiopsyllidae
- Hystrichopsyllidae - ratos
- Leptopsyllidae - aves e coelhos
- Ischnopsyllidae - morcegos
- Ceratophyllidae
- Amphipsyllidae
- Malacopsyllidae
- Dolichopsyllidae - roedores
- Ctenopsyllidae
Importante:
nunca aplique em seu animal produtos que são utilizados na casa contra insetos e baratas; filhotes, fêmeas gestantes e gatos, não devem ser banhados com produtos inseticidas; CONSULTE O MÉDICO VETERINÁRIO antes de usar qualquer produto anti-pulgas; banhos anti-pulgas devem ser dados com o cuidado do animal não lamber o produto durante o banho. O mesmo para o uso de talcos. A ingestão do produto pode causar intoxicação; animais com ferimentos abertos (feridas ou queimaduras) não devem ser tratados com produtos anti-pulgas tópicos (para passar, banhar ou aspergir).
É possível prevenir a infestação por pulgas?
O controle da infestação por pulgas se faz através de medidas simples: banhos antipulgas freqüentes (quando for possível); uso de produtos anti-pulgas de longa duração em gotas para aplicar topicamente, spray ou por via oral (comprimidos); deve-se evitar o uso do carpete em casas que têm animais. Pisos "frios" e bem rejuntados, sem frestas, evitam a proliferação das pulgas; usar produtos antipulgas nas casinhas dos cães periodicamente. Tapetes ou cobertores de uso dos animais devem ser lavados com freqüência; tosar os animais nas épocas mais quentes, para se controlar melhor as pulgas e facilitar os banhos; alguns locais como praças, canteiros e jardins, podem ter focos de pulgas, por serem freqüentados por muitos animais. Se você perceber que o cão volta se coçando dos passeios, evite esses locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário