sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Rhipicephalus sanguineus


Rhipicephalus sanguineus, carrapato da família Ixodidae, tem como hospedeiros preferidos os cães, embora também possa parasitar outros animais domésticos, animais silvestres. No Brasil também é conhecido pelo nome popular: carrapato-vermelho-do-cão. Ao contrário da maioria dos carrapatos, o Rhipicephalus possui geotropismo negativo, ou seja, ao sair do hospedeiro ele procura lugares altos, de preferência lugares pertos do ambiente onde os hospedeiros ficam e dormem.


CARACTERÍSTICAS


- Rostro curto
- Base do gnatossoma geralmente hexagonal
- Escudo não ornamentado
- Festões pouco desenvolvidos
- Primeiro par de coxas bífidas
- Um par de placas adanais nos machos
- Peritremas em forma de vírgula
- Geotropismo negativo

CICLO
É um carrapato que exige três hospedeiros para completar o ciclo (trioxeno), pois todas as mudas são feitas fora dos hospedeiros. A fêmea podem por 200 a 3000 ovos por dia.
PERÍODO (EM DIAS)
  • Pré-postura - 3
  • Incubação - 17-60
  • Sucção da larva - 2-7.
  • Muda da larva - 5-23.
  • Sucção da ninfa - 4-9.
  • Muda da ninfa - 11-72.
  • Sucção da fêmea - 6-30.
As larvas não alimentadas podem sobreviver até 8 meses e meio, as ninfas seis meses e adultos até 19 meses.



DOENÇAS TRANSMITIDAS.
São os transmissores da Babesiose e da Erliquiose.
Babesiose: piroplasmose ou babesiose é uma doença causada por diversas espécies de protozoários do gênero Babesia spp. No cão, o agente patogênico éBabesia canis, enquanto que no cavalo ocorrem Babesia equi e Babesia caballi. O principal veiculador dessa doença são os carapatos.
Erliquiose: Erliquiose monocítica canina, também conhecida como pancitopenia tropical canina, "doença do carrapato"  ou apenas como "erliquiose canina", é uma patologia causada pela bactéria gram-negativa Erlichia canis da ordem Rickettsiales, que afeta os membros da família Canidae, entretanto, já foi registrada a presença da bactéria em gatos e humanos. O principal transmissor do agente etiológico é o carrapato Rhipicephalus sanguineus. A doença causa sinais clínicos que variam de moderados a severos, e é caracterizada por febretrombocitopenialeucopenia e anemia. Em casos crônicos, pode haver imunosupressão. A variação terminológica "erlichiose" também é muito utilizada






sábado, 18 de agosto de 2012

Hamsters - Criação e Manejo

Para ajudar algumas pessoas nas criação desses pequenos roedores charmosinhos, eu vou fazer essa postagem falando sobre a criação e manejo deles.

Hmasters.
O hamster pertence à família roedora e há muitas espécies diferente mas só algumas espécies são mantidas como animais de estimação, e é
Hamster Becream o animal pequeno mais popular de estimação em muitos países hoje. A maioria das espécies de hamster habitam áreas de semi-deserto e é noturno. A maioria espécies, mas não todas, tem a bochecha expansível na qual eles podem levar comida e forragem para o ninho.





1 - GAIOLAS
Há uma variedade de gaiolas de hamster disponíveis em Pet Shop (lojas de animais de estimação).
O tipo mais comum de gaiola tem uma base de plástico e a parte superior de arame rígido. A parte superior se separa da base, fácilitando tirar o hamster da gaiola e fácilita também a limpeza. Elas também são bastante duráveis. Gaiolas semelhantes projetadas para ratos são satisfatórias para o Hamsters Anão ( tipo da espécie Chines) que pode se apertar pelas barras de gaiolas projetadas para hamsters.
Também há vários tipos de gaiolas que consistem em compartimentos e túneis. Estas podem ser bastante caras e difíceis de limpar. Também hamsters maiores podem achar os túneis um pouco apertados. Estas gaiolas são porém ideais para o Hamsters Anão.
Também podem ser usados aquários para alojar um hamster. Eles são a prova de correntes de ar mas podem ser desajeitados para limpar. Uma garrafa de água pode ser fixada ao lado do aquário usando Velcro como adesivo.
Raramente são vistas gaiolas totalmente feitas de metal nestes dias, pois têm uma tendência para enferrujar.
Podem ser feitas gaiolas de fabricação caseira de uma combinação de madeira e malha de arame mas hamsters tendem a roer a madeira e assim estes tipos de gaiolas podem precisar de consertos de vez em quando.
Também podem ser feitas gaiolas de fabricação caseira de caixas de armazenamento de plástico com a parte superior de malha de arame. Estas são fáceis limpar e a prova de correntes de ar.

2 - FORRAGEM
É preferível usar lascas de madeira como cobertura de chão ao invés de serragem que pode causar irritações nos olhos e problemas respiratórios. As lascas de madeiras devem ser de preferência de madeira que tenha menos oleosidade possível.

3 - MATERIAL PARA O NINHO
Um hamster requer material para construir um ' ninho'. Papel macio rasgado em tiras é mais utilizado porque não causa ao hamster nenhum dano se comido e rasga facilmente. Feno também pode ser usado mas não deve estar mofo ou empoeirado.
Lã de algodão ou material fofo para o ninho podem causar danos para um hamster se comidos e não rasgarão se o hamster se enrolar neles, poratnto é melhor evitar. Não devem ser usadas lascas de Cedro porque é perigoso para os hamsters.
Há vários tipos de lã de algodão vendidos como material fofo para ninhos em lojas para hamsters e marcados como "seguros". Infelizmente este tipo de material pode causar bloqueios do estômago se comido pelo hamster o que resulta em morte e pode se enrolar ao redor de um membro e apertando-o pode resultar na perda daquele membro.
Como uma regra geral qualquer material para ninhos usada para hamsters deveria se dissolver se colocada em água ou numa solução de ácido muito fraca e deveria rasgar facilmente. Isto assegurará que se comido pelo hamster o material para o ninho se dissolverá no estômago e se enrolou ao redor de um membro será facilmente rasgado. Qualquer material para ninho que não siga este criterio não deveria ser usado.
Para advertir outros que podem estar usando material para ninho inadequado para o hamsters ou outros animais, e tentar persuadir os fabricantes para fazer material mais seguro, se você teve qualquer tipo de dano ou a morte de seu hamster causada por material para ninho você deve passar essa experiência para o maior numero de pessoas possível e notificar o fabricante.

2 - SAÚDE
Hamsters são, em geral, animais robustos, mas algumas das enfermidades mais comuns são listados abaixo:
Diarréia - Ela pode ser causada por superalimentação de legumes ou comida úmida. Um hamster que sofre de diarréia não deve ser alimentado com qualquer legume ou comida úmida até se recuperar. Nos casos de diarréia  deve ser procurado um Médico Veterinário.
Resfriados - hamsters podem sofrer resfriados e devem ser mantidos mornos (mas não quentes). Se o hamster tem dificuldade para respirar ou não se recupera depois de alguns dias deve ser procurado um Médico Veterinario.
Hibernação - Hamsters Sírios podem hibernar quando há uma mudança súbita na temperatura ambiente deles. Um hamster hibernando pode parecer duro e frio com pequena evidência de respiração, porém os bigodes podem ser vistos crispados em um hamster hibernando. Porque hamsters não fazem ' planos' para hibernar eles devem ser despertados para evitar desidratação e fome. Um hamster hibernando deve ser esquentado com suavidade até ficar ativo. Bastante comida e água devem estar disponíveis.
Sarna ( Perda de pelo) - Isto pode acontecer em hamsters mais velhos e normalmente acontece na barriga ou área do quadril. Isto pode ser evitado esmagando tabletes de levedura na comida do hamster. Perda de pelo também pode ser associada com irritação de pele e nesse caso deve ser procurado um Médico Veterinário.
Mancha no Quadril - Esta não é uma doença mas é conhecida por causar aos donos de hamster um pouco de preocupação quando notam isso. O hamster Sírio tem uma mancha em cada quadril, estas são glândulas de odor e são perfeitamente normais. Eles podem parecer pegajosos de vez em quando.
Qualquer hamster que sofre de enfermidade  deve ser levado a um Médico Veterinário.

OBS.: Vale lembrar que fêmeas de hamsters depois de adultas podem sofrer de problemas de Útero e Ovários, e os machos podem sofrer problemas de próstatas.






3- ALIMENTAÇÃO

A maioria dos Pet Shop( lojas de animais de estimação) vendem uma ração balanceada para alimentar hamsters. Esta ração normalmente consiste em aveia esmagada, cevada, bolinhos para roedores, amendoim, sementes de girassol , milho, biscoitos para cães e também podem incluir ingredientes como feijão, gafanhoto, flocos de ervilhas, milho e sementes para pássaros.
Hamsters devem ser alimentados com uma ração básica de hamster e a dieta deles pode ser completada através de outras comidas. Suplementos para a dieta de um hamster podem incluir:
Talos de couve-flor
Cenouras
Salsa - um bom tônico para alimentar o hamsters
Repolho
Pepino
Maçã (Sem sementes)
Plantas de framboesa - as folhas são benéficas se o hamster tem diarreia
Trevo

Outros petiscos que os hamsters gostam incluem:
Biscoitos
Bolo
Pão

Uma variedade de comidas para hamsters também se acham em Pet Shop.





PREPARAÇÃO E LIMPEZA DA GAIOLA, ALOJAMENTO, ESCOVAMENTO,
COMIDA E ÁGUA, DENTES, TRATAMENTO, SAÚDE.

PREPARAÇÃO E LIMPEZA DA GAIOLA
A gaiola do hamster deve ser preparada cobrindo o chão com lascas de madeira e com material conveniente para que o hamster possa fazer um ninho.
A gaiola deve ser colocada longe da luz solar direta e fora de correntes de ar.
A gaiola deve ser limpa semanalmente.

ALOJAMENTO
Hamsters Anões vivem em pares ou agrupados com sexos misturados ou únicos.
Já os Hamsters sírios não toleram a companhia de ouros hamsters quando atingem 8-10 semanas de idade, tendo que ficar isolados cada um em sua gaiola.

ESCOVAMENTO
Hamsters não precisam de escovamento, com exceção de machos de pelos longos que podem precisar da escova ocasional para remover lascas da pelagem. Para isso é melhor usar uma escova de dentes macia.

COMIDA E ÁGUA
Água fresca sempre deve estar disponível, fornecida por um bebedouro próprio para esses animais.Os hamsters devem ser alimentados com uma ração básica própria para esses animais, composta de girassol, aveia, arros com casca, e outras sementes. E a ração deve ser oferecida em quantidades suficientes para que sejam consumidas em  24 horas, pois a mesma deve ser trocada todos os dias.

DENTES
Os dentes de um hamster crescem continuamente e para manter os dentes no comprimento correto o hamster roe. Lojas de animais de estimação, Pet Shop vendem uma variedade de produtos especificos para os hamsters roer. Também madeira de árvores frutíferas fornecerão algo para o hamster roer.. Biscoitos de cachorro duros também ajudarão a manter os dentes de um hamster no comprimento correto.

SAÚDE
É conveniente levar o hamster ao Médico Veterinário a cada 6 meses no mínimo, pois só o Veterinário será capaz de examinar e avaliar se o animal esta completamente saudável, e livre de algum parasito, tento externo (pulgas) como interno (vermes).







sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pulgas.

Pulgas, uns insetos que é muito comum os proprietários verem nos seus animais de estimação. Vou falar um pouco sobre esse animais milimétricos, que vivem em milhares nas nossas casas.

PULGAS


Pulga é o nome comum dos insectos sem asas da ordem Siphonaptera.As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Estes animais podem transmitir doenças graves como o tifo e a peste bubônica.Elas afectam normalmente animais de estimação, como o gato, o cachorro, entre outros. Elas dependem do hospedeiro para se alimentarem e se protegerem, permanecendo toda a sua vida nestes e em outros animais contactantes. Além de provocarem incômodo pelas picadas, transmitem vermes, parasitas sanguíneos e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida dos animais.Uma pulga é capaz de pular a um metro de distância, o equivalente, em proporção de tamanho, a um humano saltar o comprimento de um campo de futebol.
O tamanho de uma pulga dependendo da espécie pode chegar a 5 mm de comprimento.


Algumas Espécies de pulgas:


As famílias de pulgas separam-se de acordo com o tipo de hospedeiro:

  • Tungidae - bicho-de-pé
  • Pulicidae - pulgas comuns
  • Coptopsyllidae
  • Vermipsyllidae - carnívoros
  • Rhopalopsyllidae - marsupiais
  • Hypsophthalmidae
  • Stephanocircidae - roedores
  • Pygiopsyllidae
  • Hystrichopsyllidae - ratos
  • Leptopsyllidae - aves e coelhos
  • Ischnopsyllidae - morcegos
  • Ceratophyllidae
  • Amphipsyllidae
  • Malacopsyllidae
  • Dolichopsyllidae - roedores
  • Ctenopsyllidae

Importante:


 nunca aplique em seu animal produtos que são utilizados na casa contra insetos e baratas; filhotes, fêmeas gestantes e gatos, não devem ser banhados com produtos inseticidas; CONSULTE O MÉDICO VETERINÁRIO antes de usar qualquer produto anti-pulgas;  banhos anti-pulgas devem ser dados com o cuidado do animal não lamber o produto durante o banho. O mesmo para o uso de talcos. A ingestão do produto pode causar intoxicação;  animais com ferimentos abertos (feridas ou queimaduras) não devem ser tratados com produtos anti-pulgas tópicos (para passar, banhar ou aspergir).


É possível prevenir a infestação por pulgas?


O controle da infestação por pulgas se faz através de medidas simples: banhos antipulgas freqüentes (quando for possível); uso de produtos anti-pulgas de longa duração em gotas para aplicar topicamente, spray ou por via oral (comprimidos); deve-se evitar o uso do carpete em casas que têm animais. Pisos "frios" e bem rejuntados, sem frestas, evitam a proliferação das pulgas; usar produtos antipulgas nas casinhas dos cães periodicamente. Tapetes ou cobertores de uso dos animais devem ser lavados com freqüência; tosar os animais nas épocas mais quentes, para se controlar melhor as pulgas e facilitar os banhos;  alguns locais como praças, canteiros e jardins, podem ter focos de pulgas, por serem freqüentados por muitos animais. Se você perceber que o cão volta se coçando dos passeios, evite esses locais.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Carrapatos.

Muita são as duvidas dos proprietários de como acabar com esse ectoparasito que atacam os nossos cães e gatos. Bom eu vou falar um pouco sobre ele e também como preveni-lo e como combatemos esse parasito.

O Carrapato é um artrópode da família dos ácaros. São ectoparasitos hematófagos responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças.

Classificação Científica:
Domínio: Eukariota > Reino: Animal > Subreino: Metazoa > Filo: Arthropoda > Subfilo: Chelicerata > Classe: Arachnida > Subclasse: Acarina > Ordem: Ixodia > Familia: Ixodidae, Argasidae.

Localização:

Os carrapatos encontram-se difundidos em toda a Terra tanto no campo como na cidade, pois o principal motivo de sua ação é o ser humano ou animal cujo sangue se alimenta, sendo por isso considerado hematófago e um dos principais vetores de muitas doenças. Existem espécies a partir de 0,25mm de diâmetro. Vivem em touceira, capim, no chão, entre as madeiras em climas úmidos ou secos.

Forma:

Os carrapatos geralmente tem forma oval e quando em jejum são planos no sentido dorso-ventral, porém após se alimentarem ficam convexos e até esféricos. Sua carapaça é composta por quitina, na forma de exoesqueleto, bem resistente e firme em relação a sua pouca espessura.

Tipos de Parasitismo:

 Carrapatos da família Argasidae normalmente não permanecem aderidos ao hospedeiro por períodos prolongados; passam a maior parte do tempo no ambiente (escondidos em frestas em abrigos de animais, por exemplo) e procuram o hospedeiro apenas para se alimentar, normalmente quando estes dormem. Esses carrapatos são notáveis por poderem permanecer em jejum por períodos prolongados, freqüentemente mais de um ano, esperando pela oportunidade de se alimentar. Já os carrapatos da família Ixodidae permanecem longos períodos sobre seus hospedeiros. Aqui, há dois principais tipos de parasitismo:
  • Carrapatos de um hospedeiro, como o carrapato do boi Boophilus microplus, aderem ao hospedeiro quando ainda na fase de larva, alguns dias após eclodirem dos ovos; após iniciarem o parasitismo, crescem ficando com aspecto "ingurgitado", realizam mudas chegando à fase adulta. Após as fêmeas estarem alimentadas (ingurgitadas) com o sangue, as fêmeas caem no solo e procuram um local protegido para realizar a postura de ovos. As fêmeas produzem milhares de ovos morrendo em seguida.
  • Carrapatos de dois hospedeiros, em que os estágios de larva e ninfa ocorrem no mesmo hospedeiro, mas o estágio de adulto num hospedeiro diferente
  • Carrapatos de três hospedeiros, como o carrapato do cavalo Amblyomma cajennesne  esses carrapatos caem ao solo para realizar as mudas, subindo em um novo hospedeiro em seguida.

Espécies:

  • Argas
  • Dermacentor
  • Haemaphysalis
  • Hyalomma
  • Ornithodorus
  • Rhipicephalus
  • Ixodes

No Brasil:
Os carrapatos mais comuns no Brasil são:
  • Carrapato-de-boi (Boophilus microplus) que transmite ao gado a Babesiose.
  • Carrapato-de-cavalo ou Carrapato Estrela (Amblyomma cajennense) é o que mais comumente parasita o homem. Também infesta mamíferos domésticos e silvestres e aves. Em sua forma adulta, ele é conhecido como carrapato estrela. Fica grande, do tamanho de um feijão verde, ou até maior. A sua forma larval, o micuim, está nos pastos no período de março a julho. Este tipo de micuim, que pode ficar até 24 meses sem se alimentar, esperando um hospedeiro, no homem causa terrível coceira e inflamação que pode durar mais de um mes.
  • Carrapato-de-galinha (Argas miniatus), que transmite aos galináceos a bouba, doença infecciosa semelhante à sífilis.
  • Carrapato-vermelho-do-cão (Rhipicephalus sanguineus), típico de cães e gatos. Os adultos preferem instalar-se na pele, entre o coxim plantar e as orelhas do cão. Sobem pelas cercas, muros, e espalham-se pelo canil, casa, etc. É de fácil controle.





domingo, 12 de agosto de 2012

Homenagem ao Lucca

É, foi pouco tempo comigo, mas foi um dos mais queridos, um passarinho tão pequeno porém tão adorável um pequenino que fez minha alegria por algum tempo, me dava beijos, sempre foi carinhoso desde que eu ganhei você, um amor em forma de ave
, eu fiz de tudo porém não consegui, quando vi já era tarde de mais. :'( Me desculpe por não ter conseguido te salvar, espero que onde estiver agora, você esteja bem e sabendo que eu fiz de tudo pra salvar você..
Sempre vou amar muito você meu pequeno Lucca. :'(

Nasc.: 16-11-2011  Morte.: 12-08-2012






Coccidiose em Aves

Bom, eu vou falar um pouquinho dessa doença que leva muitas aves em todo o Brasil à óbito, por ser quase que em 50% das vezes fatal.

A coccidiose aviária é causada por parasitas do gênero Eimeria, que levam às aves a uma
enfermidade entéricas mais importantes, devido aos prejuízos econômicos por ela causados.
Na literatura são descritos nove espécies de  Eimeria  que causam coccidiose em aves,  E.
acervulina, E. praecox, E. maxima, E. mitis, E. necatrix, E. tenella, E. brunetti, E. hagani e E.
mivati, sendo que, atualmente, somente são aceitas como válidas pela maioria dos autores
sete dessas espécies. Esta enfermidade representa uma constante ameaça às criações de
aves de produção, assim como também pode afetar a criação de pássaros que vivem em
cativeiro tais como bicudos, curiós, canários, periquitos, etc.
Também é comumente chamada de peito seco, peito de facão, ou de diarreia branca, ela é prevenida com a higienização do ambiente onde a ave fica, comedouros, bebedouros e poleiros, é tratada com medicamentos por via oral, que são prescritos por um Médico Veterinário que seja especialista em aves..

Bom eu escrevi um pouco sobre essa doença pois eu perdi hoje um Macho de agapornes super querido, com essa maldita doença, foi uma perda que eu jamais queria que tivesse acontecido, amei, e sempre vou amar muito esse meu pequeno que hoje me deixou para ir pra um lugar melhor..
Fique com Deus meu querido Lucca.



Fonte:
http://www.revista.inf.br/veterinaria11/revisao/edic-vi-n11-RL25.pdf

II Simpósio em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Doenças Bacterianas e Fúngicas





É com prazer que a comissão organizadora convida você para participar da II edição do Simpósio (III Workshop) em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Doenças Bacterianas e Fúngicas (Improvements In Biomarkers, Host Interaction, Therapy/Resistance and Life Quality), para a troca de conhecimentos entre expertises de interesse comum na pesquisa de soluções de agravos importantes em nosso meio associados as bactérias, as micobactérias e aos fungos.
Será realizado no Auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz de Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, nos dias 6 e 7 de agosto de 2012. O tema deste simpósio está voltado para alguns aspectos interdisciplinares da Microbiologia e da Imunologia, abordando temas como marcadores e biomarcadores relevantes no diagnóstico de doença e ou infecção causadas por bactérias e fungos, resistência, terapia antimicrobiana e mecanismos de imunidade, bem como a relação destas com o hospedeiro.
O simpósio conta com uma programação atualizada e diversificada com conferências, mesas redondas, S-poster (oral) e discussões, dando oportunidade a todos para dividir as experiências bem sucedidas da comunidade científica em prol da humanidade. O sucesso deste simpósio deve-se basicamente ao incentivo da Diretoria e Vice-diretorias do IOC e de suas respectivas assessorias | Comissão Organizadora


Importância do médico Veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)


Segundo a Prof.ª Sandra Thomé da UFRRJ, Presidente da Comissão Estadual de Saúde Ambiental do CRMV-RJ e membro da Comissão Estadual de Saúde Pública Veterinária do CRMVRJ, “a inclusão do médico veterinário no NASF representa a oportunidade de ser reconhecida como papel fundamental na Saúde Pública. A classe poderá participar ativamente da realidade local das famílias assistidas pelos
NASFs, como também do desenvolvimento do projeto de saúde na área de abrangência. Especialmente em
relação à vulnerabilidade da comunidade em função do convívio direto e indireto com animais, consumo de
produtos de origem animal e fatores de risco ambientais no domicílio e seu entorno; colaborar na identificação de potenciais reservatórios animais de zoonoses para a população local e na
investigação de condições favoráveis à procriação de vetores de endemias de importância em saúde pública (como dengue e leishmanioses). Em seu papel de educador sanitário e ambiental, poderá orientar a comunidade sobre formas de prevenção de doenças em animais de companhia e de produção.
Enfim, estas são apenas algumas ações enquanto parte integrante das equipes dos NASFs. No entanto, é fundamental que os gestores se conscientizem de que a Medicina Veterinária é profissão
da área da saúde, haja vista que a inclusão deste profissional no NASF não é compulsória, assim como também depende de que os veterinários se qualifiquem para atender às demandas de atuação e as entidades representativas da profissão e a própria classe reforcem – em todas as oportunidades possíveis – que a Medicina Veterinária é, em essência, uma medicina em prol da humanidade”, finaliza.

Juntos pela saúde Humana e Animal.. !

Feliz dia dos Pais..

A todos os pais do mundo, e também a todos os pais do reino animal que na maioria estão sempre presente ensinando e protegendo os seus preciosos filhotes, ensinando os conceitos da vida, ensinando os deveres de cada um dentro da sociedade... Parabéns aqueles que fazem de tudo pelos seus filhotes. PARABÉNS PAIS.

sábado, 11 de agosto de 2012

Caso 1: Filhote de cadela que levou tiro,

Bom, como eu já disse pra vocês eu sou enfermeiro veterinário, e um dos casos intrigantes que eu vi no decorrer dos meus anos de trabalho, foi o que eu vou contar a vocês.
Lembro que atendemos esse caso em uma quarta feira na parte da manhã; a dona chegou com o animal dentro de uma caixa de papelão falando que o animal tinha uma ''remela'' no olhinho, quando a mesma abriu a caixa que mostrou o animal, que eu vi as condições do animal, foi chocante, ai depois de uma conversa com o veterinário responsável pelo caso, ela falou que a alguns dias, a vizinha dela tinha atirado, isso mesmo atirado no animal com uma espingarda de chumbinho, mas a mesma tinha pensado que não tinha acertado o animal.. O animal estava com o olho com uma casca, e saindo secreção purulenta, tinha odor fétido, e mesmo com dor o animal abanava o rabinho quando fazíamos carinho nele. O animal foi submetido a cirurgia de Enucleação (retirada total do globo ocular do animal), graças a Deus, durante a cirurgia ocorreu tudo muito bem, sem nenhuma complicação e hoje em dia o animal passa bem.. Vou postar a segui uma foto do animal antes e depois da cirurgia.

Canina, Fêmea, SRD, 2 Meses, Dourada,.
Antes
 Depois:
Espero que tenham gostado, vou estar sempre postando aqui. :D

O que é a Medicina Veterinária?


A medicina veterinária é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças dos animais e dos humanos num contexto médico. Sendo a área de actuação do profissional de saúde animal/pública formado numa Faculdade de Medicina Veterinária ou num Estabelecimento de Ensino Altamente Qualificado.
A medicina veterinária é a ciência médica que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano. Busca também assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimentos de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos.
O Médico veterinário, também chamado popularmente de doutor, é o profissional autorizado pelo Estado para exercer a Medicina Veterinária, ocupando-se da saúde animal, prevenindo, diagnosticando e curando as doenças, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas académicas (como anatomia e fisiologia) por detrás das doenças e do tratamento - a ciência da medicina - e também competência na sua prática aplicada - a arte da medicina.
Tanto o papel do médico e o significado da palavra variam significativamente ao redor do mundo, mas como compreensão geral, a ética médica requer que médicos demonstrem consideração, compaixão e benevolência perante os seus pacientes animais.
Os médicos veterinários podem ser generalistas, isto é, não especializados em nenhuma área específica, ou especialistas, quando especializados em alguma área.

Um Pouco de mim.

Bom vou me apresentar a vocês.
Me chamo Marcos Felipe Carvalho, hoje em dia eu sou concluinte do ensino médio, e estou estudando para o vestibular para passar, para a faculdade de Medicina Veterinária. Tenho 16 anos e sou formado em Enfermagem Veterinária, e trabalho em clinicas a mais ou menos 3 anos. Sou apaixonado pela minha profissão mais o meu grande sonho mesmo é ser Médico Veterinário. Amo todos os tipos de animais, porém tenho um queda maior por animais silvestres, bom com o decorrer do blog vocês irão me conhecer um pouco melhor.. :D